sábado, 12 de maio de 2012

" PENSA QUE ACABOU? "

Hipóteses de Escrita


Hipóteses de Escrita
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Teste seus conhecimentos

Descobri no site da Revista Nova Escola e
 não poderia deixar de compartilhar com vocês:

É um teste sobre o conhecimento do professor sobre as hipóteses de escrita.
Faça o teste e confira. Eu gostei do desafio!

Só para recordar:

  • Pré-silábica, sem variações quantitativas ou qualitativas dentro da palavra e entre as palavras. O aluno diferencia desenhos (que não podem ser lidos) de “escritos” (que podem ser lidos), mesmo que sejam compostos por grafismos, símbolos ou letras. A leitura que realiza do escrito é sempre global, com o dedo deslizando por todo o registro escrito.

  • Pré-silábica com exigência mínima de letras ou símbolos, com variação de caracteres dentro da palavra, mas não entre as palavras. A leitura do escrito é sempre global, com o dedo deslizando por todo o registro escrito.

  • Pré-silábica com exigência mínima de letras ou símbolos, com variação de caracteres dentro da palavra e entre as palavras (variação qualitativa intrafigural e interfigural). Neste nível, o aluno considera que coisas diferentes devem ser escritas de forma diferente. A leitura do escrito continua global, com o dedo deslizando por todo o registro escrito.

  • Silábica sem valor sonoro convencional. Cada letra ou símbolo corresponde a uma sílaba falada, mas o que se escreve ainda não tem correspondência com o som convencional daquela sílaba. A leitura é silabada.

  • Silábica com valor sonoro convencional. Cada letra corresponde a uma sílaba falada e o que se escreve tem correspondência com o som convencional daquela sílaba, em geral representada pela vogal, mas não exclusivamente. A leitura é silabada.

  • Silábico-alfabética. Este nível marca a transição do aluno da hipótese silábica para a hipótese alfabética. Ora ela escreve atribuindo a cada sílaba uma letra, ora representando as unidades sonoras menores, os fonemas.

  • Alfabética. Neste estágio, o aluno já compreendeu o sistema de escrita, entendendo que cada um dos caracteres da palavra corresponde a um valor sonoro menor do que a sílaba. Agora, falta-lhe dominar as convenções ortográficas.

  • Alfabética. Neste estágio, o aluno já compreendeu o sistema de escrita, entendendo que cada um dos caracteres da palavra corresponde a um valor sonoro menor do que a sílaba e também domina as convenções ortográficas.

    Fonte:

     
 
Sugestões de vídeos


A criação deste espaço "Sugestões de vídeo", é uma dica para que nós professores utilizemos todas as ferramentas para deixarmos as nossas aulas mais interessantes, com temas pedagógicos, para não ficarmos presos somente em materiais didáticos utilizados diariamente. Não podemos nunca esquecer que somos os mediadores e facilitadores dos SABERES para nossos alunos, devemos ser criativos, bem informados e atentos a todas formas de aprendizagem. Vamos deixar nossas aulas com sabor de quero mais, pois o professor que ama o que faz, faz com dedicação!

KIKA
De onde vem?


Vídeo: KIKA - De onde vem o papel?
http://www.youtube.com/watch?v=uGy14l_-lKA 


Vídeo: KIKA - De onde vem o vidro?
http://www.youtube.com/watch?v=L7NJeu2isj0&feature=relmfu 


Vídeo: KIKA - De onde vem  a energia elétrica?
  http://www.youtube.com/watch?v=GJChpyiP--Y&feature=related




Pequenos filósofos

 Episódios da série animação Pequenos Filósofos, que mostra contos e fábulas de diferentes culturas que despertam nas crianças e jovens uma consciência a respeito da moral e seus valores.

Vídeo: As três peneiras 


Vídeo:  A semente que nunca germinou


Vídeo: A aranha e o fogo


Vídeo: Ajudar ou seguir sozinho



Vídeo: Um hipopótamo procura um olho

  

Dica: 
Você encontrará mais vídeos educativos no You Tube, aproveite mais esta ferramenta a favor de uma Educação de qualidade!
  

Pensa que acabou?
 
A prefeitura de São Caetano do Sul entregou em 2008 o Centro Digital do Ensino Fundamental, marcando assim uma nova era para a Educação de São Caetano do Sul. O Moderno prédio abriga uma biblioteca informatizada, salas de aula da Escola Municipal de Informática, espaço de convivência para morador, áreas para conferência e computador com acesso gratuito à internet.
O destaque da obra é o aparato tecnológico oferecido aos moradores e professores que passaram ou passarão por cursos de capacitação no local. Mesmo as crianças mais jovens vão poder descobrir os segredos da era da tecnologia graças aos programas didáticos do Aprender São Caetano, programa que faz parte do projeto Aprender MAIS São Caetano, beneficiando mais de 20 mil alunos de 58 escolas municipais, 10 escolas estaduais e, inclusive, o Centro Digital.
 
Não só isso, o Centro Digital oferece cursos gratuitos para os alunos do Ensino Fundamental de São Caetano do Sul como Robótica, Animação, inclusive Programação, tudo de forma didática e com o objetivo de produzir algo no final, sempre com o lema de “Aprender fazendo”.

Maristela Aparecida Iope de Alcântara - Diretora do Centro Digital do Ensino Fundamental expressa sua opinião a respeito da tecnologia em relação a educação.
A tecnologia, a inclusão digital, é fundamental, não vista apenas como ferramenta e, sim, como uma nova linguagem, as pessoas tem um novo ambiente para se expressar com suas ideias, a partir do momento que passa a ser uma nova linguagem significa, obrigatoriamente, estar na educação, então a escola não deve estar fora desse contexto.
A Inclusão deve ser feita em dois caminhos, um deles é o incentivo a produção com suas ferramentas, o outro é a comunicação, eu crio um produto e com a comunicação eu compartilho esse material, que possibilita aprender com os outros.
“Nossa missão hoje, como educadores, é preparar os alunos para a sociedade, formar cidadãos críticos, autônomos, curiosos e capazes de aprender sempre.” Cita em entrevista para o Portal de Educação e Tecnologia.

 http://www.saocaetanodosul.sp.gov.br/interna.php?site=1&conteudo=445
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário