domingo, 13 de maio de 2012

PROJETOS




Projeto: 



Meu Corpo
Teu Corpo
Nosso Corpo!



Projeto: Meu Corpo, Teu Corpo, Nosso Corpo!
Participantes: Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental.
Duração do Projeto: 10 dias
Justificativa:
A partir de uma votação realizada em sala de aula, o presente projeto irá abordar temas relacionados com o corpo humano.
Iremos estudar os órgãos do sentido (paladar, olfato, tato, audição e visão) que são imprescindíveis para a sobrevivência do ser. Além de proporcionar o conhecimento e compreensão do conteúdo, a minha intenção também será de mostrar o valor que devemos dar aos órgãos e a importância de respeitar o próximo.
Vamos ainda trabalhar o assunto higiene, tendo em vista a necessidade de conscientizar os alunos e pais sobre este tema que é de suma importância para o bem estar e boa saúde.
Objetivo Geral:
            Realizar um apanhado geral dos assuntos relacionados ao corpo humano, como cuidados com o corpo, higiene e órgãos do sentido.
Objetivos Específicos:

  • Identificar os órgãos do sentido;
  • Compreender a importância dos cuidados com o corpo;
  • Conscientizar e promover a boa higiene;
  • Valorizar os órgãos do sentido;
  • Diferenciar as partes do corpo;
  • Desenvolver a psicomotricidade;
  • Estimular a criatividade.
Recursos:
  • Desenho;
  • Colagem;
  • Brincadeiras;
  • Músicas;
  • Literatura infantil;
  • Pesquisa;
  • Atividades escritas;
  • Recortes.

Desenvolvimento:
  • Confecção de um boneco de meia e jornal com todas as partes do corpo identificadas.
  • Realização de uma eleição para escolhermos o nome do boneco.
  • O boneco irá percorrer as casas dos alunos durante um período estipulado pela professora para que cada aluno tenha a oportunidade de cuidá-lo.

Avaliação:
            Será avaliado do decorrer do projeto a participação, a colaboração e a organização da turma durante as atividades bem como a internalização dos conteúdos estudados.





Projeto: 

Em busca do “Eu”



Autoria: Juliana Kalicheski
Projeto: Em busca do “EU”.
Participantes: Alunos do 2° ano do Ensino Fundamental
Duração do projeto: Uma semana.
Justificativa:
O presente projeto irá realizar um estudo sobre o verdadeiro “Eu”, realizando assim um autoconhecimento através do corpo, fases da vida, estrutura familiar e curiosidades de cada aluno.
Através deste trabalho iremos debater e refletir sobre as diferentes histórias apresentadas, podendo assim promover a ampliação das relações afetivas, solidariedade e inclusão.
Objetivo Geral:
Realizar um autoconhecimento em conjunto com a família e confeccionar um álbum de fatos históricos importantes para cada aluno.
Objetivos Específicos:
  • Reconhecer a própria identidade: nome completo, filiação, idade, quantidade de irmãos;
  • Observar, reconhecer e valorizar as diferentes histórias do grupo;
  • Identificar e nomear as letras do seu nome e a quantidade;
  • Estabelecer relação entre o seu nome, dos colegas e professora, como: número de letras, letra inicial e final e número de sílabas;
  • Internalizar valores, como por exemplo, a solidariedade;
  •  Saber a história de sua vida;
  • Conhecer a história e o significado de seu nome;
  • Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo e órgãos dos sentidos;
  • Estimular o raciocínio e a percepção visual;
  • Desenvolver a imaginação e a criatividade;
  • Saber maior número de palavras e expressões antes desconhecidas;
  • Identificar suas preferências em relação a tudo que o cerca, a sua realidade;
  • Formar próprios conceitos através de descobertas e experimentações.

Recursos Utilizados:
  • Leituras;
  • Brincadeiras;
  • Jogos;
  • Desenhos;
  • Pesquisas;
  • Fotos;
  • Músicas;
  • Recortes;
  • Confecção de álbum.
Estratégias Utilizadas:
  • Pesquisar na sua família a história do seu nome e fatos do seu nascimento;
  • Trazer para a escola o nome completo dos pais e irmãos;
  • Leituras de livros infantis sobre o assunto família;
  • Brincadeira com os nomes. Exemplo: forca no quadro;
  • Cada aluno deverá trazer fotos:
  • Bebê (0 ano);
  • 2 anos;
  • 4 anos;
  • 6 anos;
  • 8 anos.
  • Familiares;


Avaliação:
A avaliação se dará a partir de:
  • Atitudes como responsabilidade, respeito, cooperação, organização e limpeza;
  • Envolvimento nas tarefas;
  • Interesse e motivação;
  • Desenvolvimento da escrita e leitura.
Culminância:
Confecção de um álbum com fatos históricos, fotos, desenhos do “Eu.



http://www.pedagogia.com.br/projetos/eu.php  


PROJETO:

PROJETO FOLCLORE PARA ENSINO FUNDAMENTAL


Todo e qualquer ser humano tem cultura.A cultura vai se formando nas relações e experiências que mantemos com o mundo desde que nascemos.Alguns  fatores que agem diretamente ou indiretamente na construção da cultura individual são:família,grupos sociais a que pertencemos,o conhecimento que adquirimos da cultura científica,tecnológica,artística,literária,religião,meio ambiente,lembranças do passado,trabalho,estudo, os sistema político,contexto econômico,além de outros.

O fato é que esses fatores nunca agem isoladamente.Eles dependem uns dos outros,convivem e formam uma rede de relações na qual somos inseridos.Ao mesmo tempo em que recebemos a herança cultural,agimos e produzimos cultura de forma que nos tornamos,como solidariedade,afeto,respeito,violência.Esse  conjunto de valores transmitidos por nosso grupo social é sua identidade.


O folclore pode ser definido como a ciência que estuda todas as manifestações do saber popular,considerada indispensável para o conhecimento social e psicológico   de um povo.O Brasil apresenta grande diversidade no campo cultural.Seu folclore riquíssimo.Oferecer oportunidades de conhecer e  resgatar a cultura popular que diz respeito à nossa tradição através das diferentes formas de expressão e manifestações folclóricas,as festas populares,o artesanato e a medicina popular,danças e os “causos”  contados pelo Brasil afora, na literatura sob a forma de poemas,lendas,fábulas,ditados populares,superstições.

Objetivos Gerais

  Participar de atividades que envolvam tradições folclóricas de nossa cidade,região ou do Brasil;
  Resgatar,vivenciar e valorizar manifestações da cultura popular brasileira;
  Interessar-se  por conhecer diferentes formas de expressão cultural;
  Incentivar  a entender a sabedoria popular  e sua influência e na vida social;
  Envolver  as famílias nas atividades desenvolvidas na unidade escolar;

Conteúdos específicos   
     
   Lendas típicas
   Adivinhas
   Leitura e escrita
   Trava-línguas
   Piadas                                   
   Lendas da nossa região

Objetivos Específicos

   Conhecer e resgatar  algumas lendas,inclusive as regionais;
   Conhecer e valorizar a própria cultura;
   Estabelecer relação entre o falado e o escrito;
   Conhecer semelhanças e diferenças entre os gêneros da escrita, presentes no folclore brasileiro;
   Identificar-se como parte integrante da cultura popular;
   Pesquisar e registrar as diversas manifestações culturais do folclore de cada região
   Identificar o uso da linguagem formal e informal;
   Trocar idéias e respeitar a percepção do outro;
   Emitir opiniões sobre as lendas do nosso folclore e sobre personagens mitológicas;

     Cronograma das atividades:

Período de11/08 a 15/08
  Pesquisas sobre as manifestações culturais do folclore de cada região.
  Leituras de diferentes lendas, receitas de comidas típicas e textos informativos sobre aspectos físicos e culturais da região em estudo.

Período de  18/08 a  19/09
    Socialização dos entendimentos sobre as pesquisas realizadas.
    Montagem de murais.
    Produções textuais como recontos.
    Dramatizações de lendas.
    Trabalhos de  arte: quebra cabeça,recorte e colagem e desenhos

Período de 22/08 a 03/10 
 Filmes.
       Desenhos
       Exposições dos trabalhos na culminância.

PROJETO:

 
PROJETO APRENDENDO A ENCONTRAR LIVROS

A biblioteca é um local que concentra informação e saber encontrá-la é uma competência fundamental - e deve ser ensinada desde cedo. "Esse exercício evita a formação de alunos dependentes do professor, que não acessam o potencial dos livros por si mesmos e se tornam passivos em relação ao conhecimento", afirma Walda de Andrade Antunes, mestre em Ciências da Informação e doutora em Educação, com uma tese sobre biblioteca escolar. Para que os alunos acessem a diversidade de fontes, é preciso colocá-los a par das regras de organização desde a Educação Infantil.

O livro Ler e Escrever - Entrando no Mundo da Escrita, da pesquisadora francesa Anne Marie-Chartier e de outros autores, diz que o ideal é expor primeiramente a criança a cantos de leitura na própria sala de aula, estimulando-as, aos poucos, a reconhecer as diferentes "famílias" de livros, como os didáticos, os de histórias e os dicionários, inclusive separando-os por suas características. Desse momento em diante, vale introduzir as formas de organização usadas normalmente (ordem alfabética, por tema etc.) para que as crianças se habituem a elas.

Objetivos Gerais

Estimular a procura de livros na biblioteca.
Introduzir o hábito da leitura.
Desenvolver a escrita.


Conteúdos específicos   

Leitura e escrita


Objetivos Específicos

Valorizar a procura de livros em biblioteca e não em computadores.
Incentivar a frequencia escolar


Tempo estimado
3 mese para adaptação do hábito.

Materiais necessários
Diversidades de livros, prateleiras , cartolinas para separar caracterisiticas dos livros

Organização da sala
Em forma de U.






Nenhum comentário:

Postar um comentário