Projeto:
Meu Corpo
Teu Corpo
Nosso Corpo!
Teu Corpo
Nosso Corpo!

Projeto: Meu Corpo, Teu Corpo, Nosso
Corpo!
Participantes: Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental.
Duração do Projeto: 10 dias
Participantes: Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental.
Duração do Projeto: 10 dias
Justificativa:
A partir
de uma votação realizada em sala de aula, o presente projeto irá abordar
temas relacionados com o corpo humano.
Iremos estudar os órgãos do sentido (paladar, olfato, tato, audição e visão) que são imprescindíveis para a sobrevivência do ser. Além de proporcionar o conhecimento e compreensão do conteúdo, a minha intenção também será de mostrar o valor que devemos dar aos órgãos e a importância de respeitar o próximo.
Vamos ainda trabalhar o assunto higiene, tendo em vista a necessidade de conscientizar os alunos e pais sobre este tema que é de suma importância para o bem estar e boa saúde.
Iremos estudar os órgãos do sentido (paladar, olfato, tato, audição e visão) que são imprescindíveis para a sobrevivência do ser. Além de proporcionar o conhecimento e compreensão do conteúdo, a minha intenção também será de mostrar o valor que devemos dar aos órgãos e a importância de respeitar o próximo.
Vamos ainda trabalhar o assunto higiene, tendo em vista a necessidade de conscientizar os alunos e pais sobre este tema que é de suma importância para o bem estar e boa saúde.
Objetivo
Geral:
Realizar
um apanhado geral dos assuntos relacionados ao corpo humano, como cuidados com
o corpo, higiene e órgãos do sentido.
Objetivos
Específicos:
- Identificar os órgãos do sentido;
- Compreender a importância dos cuidados com o corpo;
- Conscientizar e promover a boa higiene;
- Valorizar os órgãos do sentido;
- Diferenciar as partes do corpo;
- Desenvolver a psicomotricidade;
- Estimular a criatividade.
Recursos:
- Desenho;
- Colagem;
- Brincadeiras;
- Músicas;
- Literatura infantil;
- Pesquisa;
- Atividades escritas;
- Recortes.
Desenvolvimento:
- Confecção de um boneco de meia e jornal com todas as partes do corpo identificadas.
- Realização de uma eleição para escolhermos o nome do boneco.
- O boneco irá percorrer as casas dos alunos durante um período estipulado pela professora para que cada aluno tenha a oportunidade de cuidá-lo.
Avaliação:
Será
avaliado do decorrer do projeto a participação, a colaboração e a organização
da turma durante as atividades bem como a internalização dos conteúdos
estudados.
Projeto:
Em busca do “Eu”

Autoria: Juliana Kalicheski
Projeto: Em busca do “EU”.
Participantes: Alunos do 2° ano do Ensino Fundamental
Duração do projeto: Uma semana.
Projeto: Em busca do “EU”.
Participantes: Alunos do 2° ano do Ensino Fundamental
Duração do projeto: Uma semana.
Justificativa:
O
presente projeto irá realizar um estudo sobre o verdadeiro “Eu”, realizando
assim um autoconhecimento através do corpo, fases da vida, estrutura familiar e
curiosidades de cada aluno.
Através deste trabalho iremos debater e refletir sobre as diferentes histórias apresentadas, podendo assim promover a ampliação das relações afetivas, solidariedade e inclusão.
Através deste trabalho iremos debater e refletir sobre as diferentes histórias apresentadas, podendo assim promover a ampliação das relações afetivas, solidariedade e inclusão.
Objetivo
Geral:
Realizar um autoconhecimento em conjunto com a família e confeccionar um álbum de fatos históricos importantes para cada aluno.
Realizar um autoconhecimento em conjunto com a família e confeccionar um álbum de fatos históricos importantes para cada aluno.
Objetivos
Específicos:
- Reconhecer a própria identidade: nome completo, filiação, idade, quantidade de irmãos;
- Observar, reconhecer e valorizar as diferentes histórias do grupo;
- Identificar e nomear as letras do seu nome e a quantidade;
- Estabelecer relação entre o seu nome, dos colegas e professora, como: número de letras, letra inicial e final e número de sílabas;
- Internalizar valores, como por exemplo, a solidariedade;
- Saber a história de sua vida;
- Conhecer a história e o significado de seu nome;
- Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo e órgãos dos sentidos;
- Estimular o raciocínio e a percepção visual;
- Desenvolver a imaginação e a criatividade;
- Saber maior número de palavras e expressões antes desconhecidas;
- Identificar suas preferências em relação a tudo que o cerca, a sua realidade;
- Formar próprios conceitos através de descobertas e experimentações.
Recursos
Utilizados:
- Leituras;
- Brincadeiras;
- Jogos;
- Desenhos;
- Pesquisas;
- Fotos;
- Músicas;
- Recortes;
- Confecção de álbum.
Estratégias
Utilizadas:
- Pesquisar na sua família a história do seu nome e fatos do seu nascimento;
- Trazer para a escola o nome completo dos pais e irmãos;
- Leituras de livros infantis sobre o assunto família;
- Brincadeira com os nomes. Exemplo: forca no quadro;
- Cada aluno deverá trazer fotos:
- Bebê (0 ano);
- 2 anos;
- 4 anos;
- 6 anos;
- 8 anos.
- Familiares;
Avaliação:
A avaliação se dará a partir de:
A avaliação se dará a partir de:
- Atitudes como responsabilidade, respeito, cooperação, organização e limpeza;
- Envolvimento nas tarefas;
- Interesse e motivação;
- Desenvolvimento da escrita e leitura.
Culminância:
Confecção de um álbum com fatos históricos, fotos, desenhos do “Eu.
Confecção de um álbum com fatos históricos, fotos, desenhos do “Eu.
PROJETO:
PROJETO
FOLCLORE PARA ENSINO FUNDAMENTAL
Todo e qualquer ser humano tem
cultura.A cultura vai se formando nas relações e experiências que mantemos com
o mundo desde que nascemos.Alguns fatores que agem diretamente ou
indiretamente na construção da cultura individual são:família,grupos sociais a
que pertencemos,o conhecimento que adquirimos da cultura
científica,tecnológica,artística,literária,religião,meio ambiente,lembranças do
passado,trabalho,estudo, os sistema político,contexto econômico,além de outros.
O fato é que esses fatores nunca agem
isoladamente.Eles dependem uns dos outros,convivem e formam uma rede de
relações na qual somos inseridos.Ao mesmo tempo em que recebemos a herança
cultural,agimos e produzimos cultura de forma que nos tornamos,como
solidariedade,afeto,respeito,violência.Esse conjunto de valores
transmitidos por nosso grupo social é sua identidade.
O folclore pode ser definido como a
ciência que estuda todas as manifestações do saber popular,considerada
indispensável para o conhecimento social e psicológico de um povo.O
Brasil apresenta grande diversidade no campo cultural.Seu folclore
riquíssimo.Oferecer oportunidades de conhecer e resgatar a cultura
popular que diz respeito à nossa tradição através das diferentes formas de
expressão e manifestações folclóricas,as festas populares,o artesanato e a
medicina popular,danças e os “causos” contados pelo Brasil afora, na
literatura sob a forma de poemas,lendas,fábulas,ditados populares,superstições.
Objetivos Gerais
Participar de atividades que envolvam
tradições folclóricas de nossa cidade,região ou do Brasil;
Resgatar,vivenciar e valorizar
manifestações da cultura popular brasileira;
Interessar-se por conhecer
diferentes formas de expressão cultural;
Incentivar a entender a sabedoria
popular e sua influência e na vida social;
Envolver as famílias nas
atividades desenvolvidas na unidade escolar;
Conteúdos
específicos
Lendas típicas
Adivinhas
Leitura e escrita
Trava-línguas
Piadas
Lendas da nossa região
Objetivos Específicos
Conhecer e resgatar algumas
lendas,inclusive as regionais;
Conhecer e valorizar a própria cultura;
Estabelecer relação entre o falado e o
escrito;
Conhecer semelhanças e diferenças entre
os gêneros da escrita, presentes no folclore brasileiro;
Identificar-se como parte integrante da
cultura popular;
Pesquisar e registrar as diversas
manifestações culturais do folclore de cada região
Identificar o uso da linguagem formal e
informal;
Trocar idéias e respeitar a percepção
do outro;
Emitir opiniões sobre as lendas do
nosso folclore e sobre personagens mitológicas;
Cronograma das atividades:
Período de11/08 a 15/08
Pesquisas sobre as manifestações
culturais do folclore de cada região.
Leituras de diferentes lendas, receitas
de comidas típicas e textos informativos sobre aspectos físicos e culturais da
região em estudo.
Período de
18/08 a 19/09
Socialização dos entendimentos sobre as
pesquisas realizadas.
Montagem de murais.
Produções textuais como recontos.
Dramatizações de lendas.
Trabalhos de arte: quebra
cabeça,recorte e colagem e desenhos
Período de 22/08 a 03/10
Filmes.
Filmes.
Desenhos
Exposições dos trabalhos na culminância.
Exposições dos trabalhos na culminância.
PROJETO:
PROJETO
APRENDENDO A ENCONTRAR LIVROS
A biblioteca é um
local que concentra informação e saber encontrá-la é uma competência
fundamental - e deve ser ensinada desde cedo. "Esse exercício evita a
formação de alunos dependentes do professor, que não acessam o potencial dos
livros por si mesmos e se tornam passivos em relação ao conhecimento",
afirma Walda de Andrade Antunes, mestre em Ciências da Informação e doutora em
Educação, com uma tese sobre biblioteca escolar. Para que os alunos acessem a
diversidade de fontes, é preciso colocá-los a par das regras de organização
desde a Educação Infantil.
O livro Ler e
Escrever - Entrando no Mundo da Escrita, da pesquisadora francesa Anne
Marie-Chartier e de outros autores, diz que o ideal é expor primeiramente a
criança a cantos de leitura na própria sala de aula, estimulando-as, aos
poucos, a reconhecer as diferentes "famílias" de livros, como os
didáticos, os de histórias e os dicionários, inclusive separando-os por suas
características. Desse momento em diante, vale introduzir as formas de
organização usadas normalmente (ordem alfabética, por tema etc.) para que as
crianças se habituem a elas.
Objetivos Gerais
Estimular a procura
de livros na biblioteca.
Introduzir o hábito
da leitura.
Desenvolver a
escrita.
Conteúdos específicos
Leitura e escrita
Objetivos Específicos
Valorizar a procura
de livros em biblioteca e não em computadores.
Incentivar a
frequencia escolar
Tempo estimado
3 mese para
adaptação do hábito.
Materiais
necessários
Diversidades de
livros, prateleiras , cartolinas para separar caracterisiticas dos livros
Organização da sala
Em forma de U.
Nenhum comentário:
Postar um comentário